Mario Striker - Review

MARIO STRIKER: CHARGED



"Futebol do mario pra wii?? Deve ser muito tosco!". Bom essa foi a primeira coisa que me veio a cabeça quando fiquei sabendo da existencia desse jogo.
Entretanto, devido a boas notas nos sites especializados no assunto, resolvi obter o joguinho mesmo assim e testá-lo (ainda bem!).

Bom, depois de uma apresentação legal, eis que aparece o menu inicial: simples e fácil (melhor que o do PES 2008) assim como todas as opções na tela, diferentemente do PES 2008.

Escolho meu capitão (obviamente, na primeira vez escolho o Mario), clico no random para escolher os outros 3 ajudantes do meu time, espero meu irmão levar meia hora pra escolher o waluigi e mais meia hora pra escolher seus outros três. Seleciono o primeiro estádio que aparece (já tava com raiva pela demora, dei graças a Deus por não ter formação tática, substituição e o diabo a quatro que nem nos outros jogos de futebol) e finalmente aparece o loading.

Após uma pequena apresentação dos times começa o jogo. No começo é bem complicado acostumar-se com os botões. Confesso que no início até não gostei do jogo por causa disto. O jogo é bem rápido, dinâmico e difícil de fazer gol sem uso de "especial", mas após algumas partidas você começa a se acostumar com os controles e a jogabilidade. A partir dai, é só correr pro abraço e se divertir.



O jogo não tem falta e todos os bonecos podem:
  • dar carrinho;
  • um mega encontrão com ou sem a bola (que manda pro espaço o adversário e geralmente faz o jogo ficar "bullet-time" por uns segundos);
  • usar diversos itens adquiridos (geralmente quando você toma um encontrão, você ganha um item) que pode ser 1 ou 3 cascos gigantes ou pequenos, vermelhos, verdes ou azuis (casco azul congela o jogador), cogumelo, umas bombas que caem do céu, bananas, essas coisas que todo jogo do mario tem...(engraçado mesmo é quando os capitões ficam gigantes).



Além disso, cada jogador tem um "golpe" especial que pode ser usado a qualquer momento do jogo. Por exemplo: o Toad dá um mortal e escapa de uma possível trombada,
o porco da índia entra na terra e executa um "Shoryuken" e o Bowser entra em seu casco e quem encostar nele voa longe. Vale dizer que geralmente as laterais são eletrificadas e às vezes os jogadores ficam grudados nelas, hehehe.

Sobre os chutes, digo que alguns tem chute mais forte que os outros e que se você pressionar o botão de chute durante determinado tempo, é disparado o chute especial que cada personagem possue. Alguns são indefensáveis, enquanto outros deixam o goleiro paralisado por uns segundos.

Os goleiros são, por sinal, excepcionalmente bons e dificilmente se pode fazer gol sem dar o chute especial. Aliás, é nesta parte que entra a importância do capitão, seu chute é diferente
dos chutes dos outros, e para o jogador aparece uma barrinnha com um marcador que vai subindo: quanto mais você segurar, mais chutes serao dados. Após isso, o marcador desce e existe uma área verde e outra vermelha, caso o marcador pare nesses pontos será maior a velocidade dos chutes (o adversário que defende os chutes invés da maquina).


As comemorações de gol são levemente engraçadas, entretanto são repetitivas (para um jogo com muitos gols, isso deve ser levado em consideração), os gráficos são muito bons, os replays podiam ser melhores (às vezes a câmera fica muito longe e geralmente não se pode ver poR@#$ nenhuma no replay), os estádios são muito bonitos, o áudio é meio fraco e a "maquina" eu ainda não sei como é, porque só joguei em modo multiplayer até agora. =P

Considerações finais: Quem espera realismo tipo PES ou FIFA, pode esquecer! Mario Striker é um jogo pra ser jogado entre 2 pessoas pois se dispõe a divertir o usuario (coisa que consegue fazer muito bem) e não se preocupa com realismo: a ausência de falta e laterais, e a
existencia de chutes que viram ovo são apenas alguns exemplos.


Depois que você consegue se acostumar com os botões e com o estilo de jogo, fica praticamente impossível jogar apenas uma partida. Depois de umas 10 partidas você já sabe bem qual o "especial" de cada boneco e a escolha do seu time se torna importantissima, além de usar os itens especiais toda hora (coisa que no começo você nem percebia que existia).


Prós: Divertido pra caral@#$, bonito, disputas acirradas, e controles fáceis (apesar de no começo ser meio estranho, principalmente para quem é fã de wiining eleven).

Contras: Áudio, os replays e a quantidade reduzida de comemorações.


NOTA GERAL: 9.0!

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse jogo é muito do caralho!!! recomendo a todos!!! So viciado pena que eu não tenho adiversário a altura pq meus irmãos são barbada, se alguém tiver afim de jogar contra por favor entre em contato!! obrigado