1.º ônibus de hidrogênio em São Paulo!

Começa a circular nesta quarta-feira, em São Paulo, o primeiro ônibus movido a hidrogênio da América Latina. O veículo, que não emite poluentes - libera apenas vapor de água - e pode transportar 63 pessoas, vai circular no corredor ABD, do Terminal São Mateus ao Jabaquara. Até o fim de julho, na fase de testes, ele não vai transportar pessoas. Vai circular com o peso correspondente a 63 passageiros. Depois da fase experimental, em agosto, será feito um relatório e ocorrerá a liberação para operação normal. A passagem vai custar R$ 2,55.



O programa, coordenado pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP), trabalha com a possibilidade de ter circulando na cidade quatro veículos movidos a hidrogênio em 2010. O projeto do Ônibus Brasileiro a Hidrogênio coloca o Brasil em destaque, ao lado de Estados Unidos, Alemanha e China. Além da produção dos veículos, o projeto prevê a montagem de uma estação de produção de hidrogênio e abastecimento do ônibus, em São Bernardo do Campo, com apoio técnico da Petrobras, da BR Distribuidora, e da AES Eletropaulo.

O protótipo, construído em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, pela Tuttotrasporti e Marcopolo, já passou pelos testes automotivos para homologação. O programa brasileiro teve início há 15 anos, quando a EMTU, empresa do governo paulista vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, e o Ministério das Minas e Energia iniciaram estudo para uso de hidrogênio como combustível em ônibus urbanos. Foram investidos US$ 16 milhões no projeto. Parte dos recursos foi obtida a partir de financiamento concedido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Outra parcela foi concedida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O projeto do ônibus brasileiro é inédito. Em vez de importar ônibus de células a combustível já existentes, foi desenvolvido um sistema avançado de propulsão híbrido (células a combustíveis mais baterias) integrado a uma plataforma produzida localmente, o que resultou em um grande trabalho de engenharia, testes e disseminação do conhecimento, propiciando melhor desempenho e maior comprometimento da indústria nacional.



O contrato para fornecimento de toda a infra-estrutura e primeiro veículo foi assinado em 2006. São os seguintes os parceiros da EMTU no projeto: as brasileiras AES Eletropaulo, Marcopolo, Petrobras Distribuidora e Tuttotrasporti, as canadenses Ballard Power Systems, Hydrogenics, a norte-americana Epri International e a alemã Nucellsys.

Fonte: Terra

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